Você está aqui: Página Inicial > Notícias > ​Ministro Guilherme Afif Domingos participa do IX Congresso da Micro e Pequena Indústria

Notícias

​Ministro Guilherme Afif Domingos participa do IX Congresso da Micro e Pequena Indústria

Durante o evento, em São Paulo, o ministro destacou que a SMPE trabalha em conjunto com o Congresso Nacional para garantir melhores condições para os pequenos empresários

Segundo o ministro, a Secretaria tem trabalhado em conjunto com o Congresso Nacional para propiciar melhores condições aos micro e pequenos empresários do País. “Nós traçamos prioridades de ação do Ministério interagindo com o legislativo, para poder fazer as mudanças na legislação.
publicado: 20/02/2014 11h46 última modificação: 23/07/2014 19h00

São Paulo, 26/05/2014 – O ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), Guilherme Afif Domingos, voltou a defender o tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas conforme prevê o artigo 179 da Constituição Federal, durante o IX Congresso da Micro e Pequena Indústria, que ocorreu na manhã de hoje (26), em São Paulo.

“A característica de pisar em cima é fazer regra nova regra ignorando a legislação. Aí está o problema burocrático que nós enfrentamos no Brasil. A burocracia é feito para o grande (empreendedor) aguentar, o pequeno (empreendedor) não aguenta. Para formiguinha, cisco é montanha”, comparou Guilherme Afif.

Segundo o ministro, a Secretaria tem trabalhado em conjunto com o Congresso Nacional para propiciar melhores condições aos micro e pequenos empresários do País. “Nós traçamos prioridades de ação do Ministério interagindo com o legislativo, para poder fazer as mudanças na legislação. Temos interagido muito para construção das reformulações do Simples”, disse.

De acordo o titular da pasta, a SMPE estabeleceu três metas para Simplificação do Simples. São elas: a extinção ou abatimento na íntegra da substituição tributária; a universalização do Simples, no qual as empresas serão classificadas por porte e não mais por segmento em que atuam, e a implantação da Rede Nacional de Simplificação do Registro e da Localização de Empresas e Negócios (Redesim), que tem como objetivo reduzir o tempo de espera para abertura e fechamento de empresas por meio um sistema integrado.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, elogiou a criação e a postura da Secretaria em prol dos micro e pequenos empresários brasileiros. “É uma boa notícia saber que temos um Ministério na luta conosco. Todo mundo fala da importância, mas têm as dificuldades diárias do dia a dia que precisam ser amenizadas”, comentou.

O encontro, promovido pelo Departamento da Micro, Pequena e Média Indústria (Dempi) da Fiesp, tem como objetivo de apresentar estratégias e perspectivas para o setor.

O Congresso anual – realizado no mês da Indústria, em maio – é dirigido a empresários de diversos segmentos, além de proporcionar um espaço para networking, troca de experiências entre profissionais e contato com diversas universidades parceiras do Dempi.