Você está aqui: Página Inicial > Notícias > A importância das MPEs na economia é tema de seminário

Geral

A importância das MPEs na economia é tema de seminário

Promovido pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), o seminário “Pense nas Pequenas Primeiro” contou com a presença do secretário da SEMPE

por publicado: 17/10/2016 14h38 última modificação: 17/10/2016 15h00

Com o objetivo de debater como as micro e pequenas empresas podem ajudar o Brasil a sair da crise, a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), promoveu, na última quarta-feira (28), o seminário “Pense nas Pequenas Primeiro”. José Ricardo Veiga, secretário especial da pasta, esteve na abertura do evento e apresentou o mapa estratégico da SEMPE, a missão, visão e os valores, eixos de trabalho e atuação. Veiga ressaltou a importância de fortalecer os espaços de interlocução entre os colaboradores envolvidos no processo de desenvolvimento das políticas públicas para as MPEs.

O secretário destacou a importância da articulação no processo de incentivo às MPEs, já que, segundo ele, existe muito esforço, inclusive voluntário em torno desta pauta. “Que bom que existem tantas iniciativas no Brasil, mas é preciso orquestrá-las para potencializar os recursos. É preciso pensar: será que estamos todos indo na mesma direção?”, provocou.

O diretor Fábio Silva participou do segundo painel, “Financiamento: Serviços e Soluções para as Pequenas Empresas”. Segundo ele, é necessário estabelecer diálogo e fortalecer parcerias com as entidades representativas da MPE para a formulação de políticas de crédito via Fórum Permanente como espeço de debate e propostas de ações. “Há grande necessidade de orientações para uso adequado do crédito no sentido de evitar o pagamento de custos desnecessários e endividamento excessivo e ter como uma das consequência a inadimplência da MPE no mercado que está na casa nos dois dígitos”, lembrou.

Fábio afirmou ainda que a SEMPE está estudando com os grandes bancos a criação de fundo garantidores para atuarem também na repactuação de dívidas. “Os banco precisam utilizar o conceito da Lei geral no seu relacionamento com os clientes”, opinou.

Os demais painéis de debate que ocorreram no seminário Pense nas Pequenas Primeiro foram: Relações do Trabalho: Modernizar para gerar empregos e Comércio Exterior: Serviços de apoio à Internacionalização.