Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Acre cria Fórum Estadual para MPE’s

Geral

Acre cria Fórum Estadual para MPE’s

O estado era único da Federação que não tinha fóruns estaduais voltados ao MPE’s

publicado: 23/09/2014 12h44 última modificação: 23/09/2014 12h44

Brasília, 23/09/2014 – No último dia (17), foi criado, no Acre, o Fórum estadual das microempresas e empresas de pequeno porte do estado, que será presidido pelo secretário de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis – SEDENS, Edvaldo Soares de Magalhães. O estado era o único da Federação que não tinha Fóruns instituídos para discussão de políticas públicas para MPE’s.

Segundo o secretário-executivo da Secretaria de Micro de Pequena Empresa (SMPE), Nelson Hervey, esta é uma reivindicação antiga do setor produtivo. “A criação deste Fórum é o resultado de um trabalho junto aos órgãos governamentais e entidades locais e vem para estimular políticas governamentais de apoio e fomento a micro e pequenas empresas”, completa. 

“O importante é que agora esse ciclo do surgimento dos Fóruns Estaduais das MPE no Brasil se completou. As micro e pequenas empresas daquele estado mereciam contar uma instância de apoio e fortalecimento ao segmento” afirmou a gerente de projetos da SMPE, Silmara Aldrighi.

A expectativa é que, em 120 dias, o regimento interno do novo órgão seja publicado no Diário Oficial do Estado. O regimento definirá, entre outras matérias, os comitês temáticos responsáveis pela articulação, desenvolvimento de estudos, elaboração de propostas e encaminhamento dos temas específicos que deverão compor agenda de trabalho e a formulação de políticas para as MPE’s. 

Entre as competências incumbidas ao fórum estão assessorar, formular e acompanhar a implementação das políticas governamentais de apoio e fomento às MPE’s, e também articular e acompanhar o desenvolvimento das ações governamentais voltadas as para o setor.

Por Thaís Victer.