Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Afif recebe Comenda da Marinha e ressalta importância de parceria para o artesanato

Notícias

Afif recebe Comenda da Marinha e ressalta importância de parceria para o artesanato

Após firmar parceria com Marinha do Brasil, artesanato brasileiro será visto por povos de 12 países

O convite para receber a Comenda surgiu após a parceria firmada entre a SMPE e Marinha do Brasil para a exposição de peças do artesanato brasileiro no navio-escola da Marinha, que irá percorrer 12 países
publicado: 20/02/2014 11h46 última modificação: 23/07/2014 19h00

Brasília, 11/06/2014 - Foi realizada hoje (11), no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília, uma cerimônia em comemoração ao 149° Aniversário da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha. Na ocasião, o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), Guilherme Afif Domingos, e o secretário-executivo da SMPE, Nelson Hervey Costa, foram agraciados com a Comenda da Ordem do Mérito Naval, juntamente com outras autoridades. 

O convite para receber a Comenda surgiu após a parceria firmada entre a SMPE e a Marinha do Brasil para a exposição de peças do artesanato brasileiro no navio-escola da Marinha, que irá percorrer 12 países (Espanha, França, Grécia, Itália, Portugal, Inglaterra, Suécia, Finlândia, Alemanha, EUA, México e Colômbia) entre julho e dezembro de 2014. 

A parceria faz parte do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), que tem como meta coordenar e desenvolver atividades que valorizem o artesão, além de promover e garantir a competitividade do produto artesanal no mercado.

Para o ministro Guilherme Afif essa é uma ótima oportunidade para outros países conhecerem a cultura brasileira. “Com essa parceria com a Marinha o mundo vai poder conhecer um pouco mais do artesanato brasileiro. Temos muitos artesãos no Brasil e, por meio dessas viagens, 12 países terão a possibilidade de ver as peças produzidas pelos nossos artesãos, que são muito ricas. É uma forma de incentivar ainda mais o empreendedor e mostrar o potencial da mão brasileira, em transformar pequenas coisas em arte”, afirma Afif.

As exposições acontecerão durante as XXVIII e XXIV viagens de instrução de Guardas-Marinhas e as peças terão relação com o mar, sob o conceito “Amazônia Azul”. A primeira viagem deverá ser realizada no próximo mês.

 

Sobre o PAB

O Programa do Artesanato Brasileiro ajuda na geração de trabalho e renda do artesão, além de melhorar o nível cultural, profissional, social e econômico. As ações possibilitam a consolidação do artesanato com o aproveitamento das vocações regionais, a preservação das culturas locais, a formação de uma mentalidade empreendedora e a capacitação dos artesãos para o ingresso no mercado competitivo.

Além disso, o PAB promove a profissionalização e comercialização dos produtos por meio de ações voltadas para a geração de oportunidades de trabalho e renda.

 

Ordem do Mérito Naval

A Ordem do Mérito Naval, criada em 1934, destina-se a premiar os militares da Marinha que tenham se destacado no exercício de sua profissão, além de corporações militares e instituições civis, nacionais e estrangeiras e personagens civis e militares que tenham prestados relevantes serviços à Marinha do Brasil.

A comenda tem como tema a Batalha Naval do Riachuelo, considerada um dos maiores triunfos da História das Forças Armadas do Brasil. Ambientada em 1865, durante a guerra do Paraguai, a Força Naval Brasileira, sob o comando do Almirante Barroso, derrotou a esquadra paraguaia e garantiu o domínio fluvial da região.