Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Brasil e Argentina juntos em prol do comércio exterior para as MPEs

Geral

Brasil e Argentina juntos em prol do comércio exterior para as MPEs

Os países querem integrar seus pequenos negócios, facilitando os trâmites de exportação e importação

por Fernanda Madeira publicado: 07/02/2017 13h43 última modificação: 07/02/2017 13h45

O secretário especial da Micro e Pequena Empresa (SEMPE), José Ricardo Veiga, e o coordenador-geral de Acesso a Mercados do órgão, Eduardo Celino, receberam, no dia 31 de janeiro, o secretário de Micro e Pequenas Empresas do Ministério da Produção da Argentina, Mariano Meyer, e o secretário da embaixada da Argentina no Brasil, Julián Vazeilles. Os representantes argentinos vieram a Brasília para participar de uma comissão bilateral com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC) para tratar de assuntos relacionados ao comércio.

A reunião com a SEMPE é uma ação resultante da Declaração Conjunta sobre Simplificação de Procedimentos de Comércio Exterior para Micro e Pequenas Empresas, estabelecida com a Argentina, em outubro de 2016, com objetivo de desburocratizar o comércio entre pequenas empresas dos dois países.

No encontro foram discutidos os critérios de definição de MPE em cada país, com o intuito de facilitar o debate sobre medidas de simplificação para o comércio exterior dessas empresas. Além disso, foram discutidos mecanismos de financiamento, como a facilitação de acesso ao crédito para pequenos empreendedores.

O grupo concordou que a simplificação do comércio exterior vai ser determinante para que haja uma inserção maior das MPEs fora de seus países, já que atualmente os pequenos negócios enfrentam barreiras burocráticas para exportar seus produtos.

Ao final da reunião foram definidos três pontos essenciais para a agenda de trabalho entre a SEMPE e a secretaria da Micro e Pequena Empresa argentina, são eles: tratamento diferenciado para as MPEs; compras públicas; simplificação dos procedimento de comércio exterior entre MPEs do Brasil e da Argentina. O objetivo principal é integrar efetivamente as MPEs brasileiras e argentinas por meio do comércio.