Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Caravana da Simplificação chega a Araçatuba

Geral

Caravana da Simplificação chega a Araçatuba

Com objetivo de apresentar as alterações do Simples, ministro da SMPE vai visitar 12 cidades do interior de São Paulo. Caravana vai agora para São José do Rio Preto

por Luciene Cruz publicado: 18/09/2014 15h39 última modificação: 19/09/2014 11h31
Crédito da foto: Patrick Aguera.

Crédito da foto: Patrick Aguera.

Araçatuba, 18/09/2014 - Araçatuba recebeu hoje a Caravana da Simplificação. O evento liderado pelo ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, apresenta as alterações contidas na Nova Lei do Simples, sancionada em agosto deste ano pela presidenta Dilma Rousseff.

Durante o discurso, o ministro Guilherme Afif enumerou os avanços da Lei para o micro e pequenos empreendedores locais como a universalização do Simples, que vai incluir cerca de 450 mil novas empresas de 142 segmentos que faturam até R$ 3,6 milhões por ano.

"A universalização do Simples foi uma vitória dos que trabalham pela simplificação e desoneração do sistema produtivo como forma de criar um ambiente mais favorável para o livre empreendedor. Ao incluir uma parcela tão expressiva de atividades criadoras de postos de trabalho e renda, avançamos muito. Agora, é preciso divulgar e orientar sobre esta e outras mudanças que aconteceram na Lei Geral", destacou.

Ele ressaltou ainda que os encontros com os municípios vão permitir maior interação entre os governos federal, estadual e municipal para melhor aproveitamento da Lei 147/14, que trata das alterações do Simples Nacional. "São Paulo é responsável por 35% do total das micro e pequenas empresas do país. Estamos fazendo a lição de casa para implantação da Redesim. Preciso dos estados e municípios atuando juntos. O sucesso da redução da burocracia está diretamente ligado a esta integração", disse o ministro.

A Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) será um sistema integrado que vai permitir abertura, fechamento, legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia. O objetivo é diminuir o tempo de abertura dos atuais 117 dias, para no máximo, cinco dias. O fechamento será na hora.

O prefeito de Araçatuba, Cido Sério, afirmou que os avanços na Lei devem gerar aumento de renda e emprego na região. "Os micro e pequenos empreendedores são responsáveis por grande número de emprego e renda. Queremos bater novos recordes", disse.

Guilherme Afif mencionou outros pontos importantes da Nova Lei. “Vamos apresentar nestes encontros as novas regras do Simples Nacional e as principais mudanças que irão favorecer as micro e pequenas empresas, tais como a regulamentação da substituição tributária, a importância da criação de um cadastro único para os pequenos negócios, o fim da indústria das multas e o tratamento diferenciado. São cinquenta pontos de benfeitorias", completou.

Também prestigiaram o evento o gerente de Políticas Públicas do Sebrae Nacional, Bruno Quick; o secretário-executivo da Previdência Social, Carlos Gabas; o vice-presidente regional da Facesp; o presidente da Associação Comercial de Araçatuba, Wilson Marinho; o diretor administrativo e financeiro do Sebrae-SP, Pedro Jehá; além de vereadores, prefeitos, representantes de associações e sindicatos da região.

O evento conta com o apoio do Sebrae-SP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

A Caravana da Simplificação vai percorrer 12 cidades do interior paulista. Araçatuba foi a segunda cidade a receber a Caravana. A comitiva segue amanhã (19) para São José do Rio Preto.

A entrada, em todos os eventos, é gratuita e vai reunir lideranças locais, associações, entidades de classe, profissionais liberais e o público interessado em saber mais sobre o tema.

Por Luciene Cruz.