Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Em Campinas, Guilherme Afif apresenta modificações do Simples

Geral

Em Campinas, Guilherme Afif apresenta modificações do Simples

Durante a Caravana da Simplificação o ministro da SMPE destacou pontos importantes da Lei 147/14 e anunciou a criação do Empresômetro

publicado: 25/09/2014 18h18 última modificação: 25/09/2014 18h18
Crédito da foto: Valéria Abras.

Crédito da foto: Valéria Abras.

Campinas, 25/09/2014 – O ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), Guilherme Afif Domingos, apresentou hoje (25), as alterações da lei do Simples Nacional para autoridades e representantes do setor de Campinas (SP). O evento, que aconteceu na Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), faz parte da Caravana da Simplificação que segue nesta sexta-feira (26) para Sorocaba.

Na ocasião, o ministro lembrou que a Lei 147/14, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff em agosto, está garantindo grandes mudanças que vão melhorar o processo de abertura e fechamento de empresas no Brasil. “O processo de simplificação está se tornando uma realidade neste País. Duas medidas importantes vão possibilitar a redução do prazo de abertura de empresas. Primeiro, abolimos a exigência de todas as certidões negativas para qualquer ato de registro. Agora, vamos estabelecer um registro único, que é o CNPJ. Caberá aos estados e municípios compartilhar esse cadastro único”, enfatizou.

Outro ponto importante destacado no discurso do ministro foi a criação Empresômetro, sistema de medição em tempo real, via internet, de abertura e fechamento das empresas no país, que começar a funcionar a partir de outubro.  

Ele ressaltou ainda que os encontros com os municípios vão permitir maior interação entre os governos federal, estadual e municipal para melhor aproveitamento da Lei 147/14, que trata das alterações do Simples Nacional. "São Paulo é responsável por 35% do total das micro e pequenas empresas do país. Estamos fazendo a lição de casa para implantação da Redesim. Preciso dos estados e municípios atuando juntos. O sucesso da redução da burocracia está diretamente ligado a esta integração", disse o ministro.

A presidente da Associação Comercial e Industrial de Campinas, Adriana Flosi, disse que as entidades da região estão satisfeitas com a visita do ministro, pois ele defende a causa do setor produtivo. “Foi um acontecimento único. A fala dele é um afago no coração de todos nós, pois ele fala a nossa língua”, completa.

Participaram do evento o deputado federal, Guilherme Campos (PSD-SP), o gerente de políticas públicas do Sebrae, Bruno Quick, o presidente do conselho deliberativo do Sebrae/SP, Alencar Burti, o além de representantes de associações e sindicatos da região.

O evento é gratuito e conta com o apoio do Sebrae-SP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).

Por Thaís Victer.