Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Feira de artesanato Brasil Original recebe 20 mil visitantes

Geral

Feira de artesanato Brasil Original recebe 20 mil visitantes

A feira teve exposição e venda de artesanato de 320 artesãos de 25 estados brasileiros

publicado: 26/10/2016 15h50 última modificação: 26/10/2016 15h52
Luludi/ Agência Luz

Promovida em parceria entre Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa (SEMPE) e Sebrae, a Feira de Artesanato Brasil Original recebeu 20 mil visitantes entre os dias 20 e 23 de outubro, no Anhembi, em São Paulo.

O secretário especial da SEMPE, José Ricardo Veiga, participou da abertura da feira e destacou que acha o artesanato brasileiro fantástico. Segundo ele, é um dos mais atrativos do mundo. “Cheio de talento, cultura, história, é o espelho de nossas regiões e seu valoroso povo”, elogiou.

Veiga ressaltou ainda que o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB/SEMPE) tem o objetivo de fortalecer o artesanato nacional a partir da organização de políticas públicas, promoção em âmbito nacional e internacional e a consolidação do artesanato brasileiro enquanto setor de forte participação na economia. “As feiras como a Brasil Original, que abrimos na quinta-feira, é resultado de parceria da SEMPE e do Sebrae, e representam a garantia de vendas para vários artesãos de diversos estados, além de permitir acordos comerciais para distribuição para o período pós feira, consolidando a geração de renda", explicou.

Com entrada franca, o evento foi organizado em 18 mil metros quadrados com estandes de consultoria individual, palestras sobre orientação empresarial coletiva, portfólio do Sebrae-SP, oficinas práticas de artesanato, além de exposição e venda de artesanato de 320 artesãos de 25 estados brasileiros, com oportunidades de negócios no Brasil todo.

A feira teve ainda um espaço de atendimento do Sebrae-SP, onde foram oferecidas consultorias de marketing, administração, comércio exterior, financeira e jurídica. O empresário que desejava sair da informalidade também pôde abrir a empresa durante a Feira do Empreendedor.

Peças em tecido, argila, madeira, fibra vegetal, pedra, cerâmica e materiais recicláveis com preços a partir de R$ 10 estavam entre os produtos selecionados. Durante a feira, os artesãos tiveram oportunidade de demonstrar como nascem as peças.

O primeiro dia de funcionamento da Feira de Artesanato Sebrae Brasil Original levou aproximadamente quatro mil pessoas ao Centro de Convenções Anhembi, em São Paulo e gerou R$ 574 mil em negócios.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 310 mil artesãos no Brasil, sendo que o artesanato está presente como atividade econômica em 78,6% dos municípios brasileiros. Pesquisa do Sebrae mostra que, para 60% dos artesãos brasileiros, o artesanato é a principal fonte de renda, mas a comercialização é considerada o principal problema para 29% deles. O principal meio de divulgação do artesanato é a venda pessoal (boca a boca), segundo 58% dos artesãos.

*Com informações de Agência Sebrae de Notícias.