Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministra Nilma Gomes visita SMPE para discutir ações conjuntas

Geral

Ministra Nilma Gomes visita SMPE para discutir ações conjuntas

Visita teve como objetivo apresentar a linha de atuação da nova ministra, além de discutir a adoção de políticas públicas conjuntas com objetivo de beneficiar a população negra

publicado: 12/02/2015 15h12 última modificação: 12/02/2015 15h12

Brasília, 11/02/2015 - A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Nilma Lino Gomes, visitou, nesta quarta-feira (11/2), o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, para propor novas parcerias entre as pastas e apresentar os rumos da SEPPIR na sua gestão.

As duas secretarias tem atuado em conjunto na construção de políticas públicas para a promoção do artesanato quilombola, por meio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

O ministro Guilherme Afif destacou a importância do Microempreendor individual (MEI) como política inclusiva e ressaltou a necessidade de se aprofundar no perfil do MEI para estabelecer políticas direcionadas à população negra. “Saber o perfil detalhado do MEI nos dá a possibilidade de pensar, juntamente a SEPPIR, o que pode ser feito para tornar o MEI uma ferramenta ainda mais inclusiva para a população negra. Vamos trabalhar juntos para isso”, destacou.

Para a ministra Nilma Gomes, a integração das duas pastas é muito importante para garantir a formalização, emprego e renda para a população. “A histórica atuação do ministro Afif voltada para as MPEs, sempre foi muito importante para nós e para todos os brasileiros. A população negra é muito empreendedora e temos como meta garantir incentivos e apoio para que possam continuar crescendo”.

Por fim, o ministro lembrou que o próximo passo deve priorizar a qualificação profissional. “O Bolsa Família resgatou várias pessoas da linha de pobreza. O próximo passo deve ser o de investir em formalização e qualificação profissional. Por isso, estamos com o foco voltado para as oportunidades. Para dar a jovens e adultos a possibilidade de se qualificar. Contamos com a SEPPIR para que essa meta seja alcançada”.

Por Daniel Lansky.