Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministro Afif cumpre agenda na Argentina

Geral

Ministro Afif cumpre agenda na Argentina

Em visita a Argentina, o ministro anunciou que serão realizados seminários para discutir ações para as MPEs dos dois países

publicado: 14/11/2014 11h09 última modificação: 14/11/2014 11h10

Brasília, 10/11/2014 - O ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), Guilherme Afif Domingos, cumpriu nesta semana agenda em Buenos Aires, Argentina, para discutir ações para as pequenas e médias empresas dos dois países. Em reuniões com o ministro do Desenvolvimento Econômico, Francisco Cabrera e com o secretário de Pequena e Média Empresa do governo argentino, Horácio Roura, o ministro da SMPE traçou metas para a construção de um acordo bilateral para o setor.

Segundo o ministro Guilherme Afif, a primeira meta a ser cumprida é a discussão do que deve conter neste acordo.  “Em breve, vamos convocar dois seminários, um na Argentina e outro no Brasil, para prepararmos um tratado de livre comércio para pequenas e médias empresas de ambos os países. Será um acordo bilateral com a máxima desburocratizarão dos controles de fronteiras e simplificação das normas aduaneiras e também a criação de operadores logísticos de transporte e armazenagem para entrega porta a porta dos bens transacionados”.

A construção de políticas públicas para integração das MPEs brasileiras com empresas equivalentes de outros países é tema de frequentes discussões na SMPE. Entre os temas está a criação do Simples Internacional, programa que tem como meta ampliar o comércio internacional nos setores de bens e de serviços. “Para que os entendimentos possam se concretizar, nossa proposta é celebrar acordos bilaterais entre países que dispensem reciprocidade no tratamento tributário privilegiado e simplificado às exportações de micro e pequenas empresas”, destacou Guilherme Afif.

Por Daniel Lansky.