Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministro Afif reúne-se com Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas

Geral

Ministro Afif reúne-se com Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas

publicado: 19/03/2015 18h04 última modificação: 19/03/2015 18h04
Fotos: Cláudio Araújo/PSD.

Fotos: Cláudio Araújo/PSD.

Brasília, 19/03/15 – O ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), Guilherme Afif Domingos, participou hoje (19) do lançamento da Frente Parlamentar Mista das Micro e Pequenas Empresas, na Câmara dos Deputados. O evento marcou o primeiro encontro dos parlamentares com o ministro, na reinstalação dos trabalhos neste novo mandato.

Na ocasião, Guilherme Afif destacou a importância da aliança entre Executivo e Legislativo para melhoria no ambiente de negócios dos micro e pequenos empreendedores. “Viemos reforçar a aliança com o Legislativo, que é o protagonista nesse avanço. Aqui não existe governo e oposição. Somos todos do Partido da Micro e Pequena Empresa”, ressaltou.

O presidente da Frente Parlamentar das MPEs, deputado Jorginho Mello, reconheceu que é preciso empenho para garantir apoio a essas empresas. “Com menos burocracia e redução da carga de impostos, vamos crias as condições necessárias para que estes corajosos empreendedores ajudem na construção de um País cada vez mais forte”, comentou.

O presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barreto, falou sobre a importância dos parlamentares na construção de um conjunto de mudanças na lei. “Entendemos a importância do Legislativo para avançarmos e construirmos melhorias”, disse.

O lançamento contou com as presenças do ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Pepe Vargas; do gerente de políticas públicas do Sebrae Nacional, Bruno Quick; do diplomata econômico dos Estados Unidos, Felipe Zualuga; do presidente da Fecomercio, Adelmir Santana; e do deputado estadual do Ceará Elmano Freitas.

Participaram ainda os deputados federais Goulart, Leonardo Quintão, João Rodrigues, Espiridião Amin, Jô Moraes, Cesar Halum, Luiz Carlos Hauly, Covatti Filho, Walter Ioshi, Celso Maldaner, Daniel Almeida, Helder Salomão e Ricardo Barros.

Ainda na manhã de hoje, o ministro da SMPE falou sobre o estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o programa ‘Bem Mais Simples’ no Plenário Ulysses Guimarães.  O encontro fez parte da série de comissões gerais que a Câmara dos Deputados vai promover, ao longo do ano, com os 39 chefes de ministérios, sempre às quintas-feiras. Guilherme Afif foi o terceiro ministro a participar do debate e apresentar os projetos da pasta.

Na ocasião, o ministro disse que “a micro e pequena empresa não quer incentivo, ela quer facilidade”, ao chamar atenção para a aprovação da proposta que eleva o teto do Supersimples (Projeto de Lei Complementar 448/14). A expectativa é de que, com a instalação da Frente Parlamentar, e dependendo do que ficar negociado com a presidência da Casa, o texto seja votado em até 30 dias. “Estou aqui para ajudar na conversa com o Executivo para ajustarmos determinados pontos dessa discussão”, afirmou Guilherme Afif.

O ministro afirmou ainda que o Simples é um sucesso no País. E classificou o processo para microempreendedores individuais (MEIs) como um dos maiores programas brasileiros de inclusão social. 

Por Thaís Victer e Luciene Cruz.