Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministro Guilherme Afif participa do 1º Fórum CACB Mil

Notícias

Ministro Guilherme Afif participa do 1º Fórum CACB Mil

O ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República prestigiou a abertura do 1º Fórum CACB Mil

O ministro agradeceu à CACB pela iniciativa de organização do evento e cumprimentou todos os representantes das associaões comerciais de todo o País. "Nós somos hoje os censores do Brasil. Somos o ponto de ligação entre o Brasil real e o Brasil legal”, disse.
publicado: 20/02/2014 11h46 última modificação: 23/07/2014 19h00

O ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República (SMPE/PR), Guilherme Afif Domingos, prestigiou na manhã desta quarta-feira (2) a abertura do 1º Fórum CACB Mil, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), representando a presidenta Dilma Rousseff. O Fórum está sendo realizado nesta quarta e quinta-feira, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

O ministro agradeceu à CACB pela iniciativa de organização do evento e cumprimentou todos os representantes das associações comerciais de todo o País.  "Nós somos hoje os censores do Brasil. Somos o ponto de ligação entre o Brasil real e o Brasil legal”, disse.

O presidente da CACB, José Paulo, Dornelles Cairoli, destacou a importância das micro e pequenas empresas para o Brasil. "Estamos vivendo um momento singular da democracia. Hoje é um dia de festa para o empreendedorismo. Nós temos que fazer a nossa parte", afirmou.

O evento tem o objetivo de estimular a integração e o debate entre as Associações Comerciais e Empresariais de todo o Brasil. Também participaram da abertura: Luiz Barretto, diretor presidente do Sebrae; Chico Vigilante, deputado distrital; Guilherme Campos, presidente da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa; Francisco de Assis da Silva, presidente da Federação das Associações Comerciais e Industriais do Distrito Federal e Entorno (FACIDF); e Rosemar Faust, gerente executiva do Banco do Brasil.
 
“Pensar simples” é o lema

Após o discurso de abertura, o ministro proferiu palestra sobre as micro e pequenas empresas no contexto da economia brasileira. Afif apresentou as medidas que estão sendo tomadas pela SMPE/PR com o objetivo de trazer melhorias e facilidades aos micro e pequenos empreendedores nacionais.

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) - processo único que vai integrar todos os órgãos e entidades da União, estados e municípios envolvidos com a legalização de empresas - e o Portal Empresa Simples foram alguns dos temas abordados pelo ministro. “Precisamos migrar definitivamente do medieval para o digital. Hoje são os dados que viajam e não mais as pessoas”, afirmou.

O ministro também falou sobre o Simples Nacional, que tramita na Câmara dos Deputados,e destacou a necessidade do tratamento jurídico diferenciado às micro e pequenas empresas e as iniciativas em andamento para facilitar o acesso ao crédito.

A programação do CACB Mil é voltada para técnicos, empresários, pesquisadores e parlamentares, entre outros. O Fórum tem o apoio da SMPE/PR, do Governo do Distrito Federal (GDF) e conta com o patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entre outros patrocinadores.