Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Secretário vai a São Paulo por Integração do RLE

Notícias

Secretário vai a São Paulo por Integração do RLE

por publicado: 18/11/2015 16h32 última modificação: 04/02/2016 17h42
Livres

Secretário vai a São Paulo por Integração Do RLE

Para Carlos Leony, integração dos sistemas vai reduzir o prazo de abertura de empresas no estado e melhorar a posição do País no Doing Business

Duas reuniões com o mesmo intuito: firmar parceria e integrar o sistema de Registro e Licenciamento de Empresas (RLE), com os sistemas da Junta Comercial e da Prefeitura de São Paulo, para que o processo possa acelerar a abertura de novas empresas no estado, que acumula 40% das movimento das Juntas Comerciais de todo o País.

Esta foi a agenda que o secretário especial da Micro e Pequena Empresa, Carlos Leony, cumpriu na semana passada na capital paulista. Em reunião com o presidente da Junta Comercial (JUCESP), Sandro Barbosa, o secretário apresentou o sistema do governo federal e afirmou que, em breve, poderá disponibilizar a integração com o sistema Via Rápida Empresa da JUCESP.

Além disso, Leony se reuniu com o presidente da SP Negócios e Assessor Especial de Negócios Jurídicos da Prefeitura de São Paulo, Rodrigo Pirajá, para discutir a integração com o sistema local, que está prevista para o 1º semestre de 2016. “É muito importante que consigamos melhorar nossa posição no Doing Business, que hoje nos coloca como um dos países em que mais se demora para abrir uma empresa”, destacou o secretário.

Segundo Carlos Leony, a ideia é que futuramente todos os estados utilizem o RLE, e os sistemas sejam padronizados. Leony afirmou que haverá outras reuniões para a análise da proposta de integração, até que se encontre um formato de sistema que seja bom para todos. “Vamos continuar as conversas e buscar um modelo de convergência, capaz de unir os sistemas do governo federal, do estado e das prefeituras, para que possamos acelerar o processo de implantação”, explicou.

Por: Fernanda Madeira