Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SEMPE se reúne com Federação das Indústrias do Estado do Paraná

Geral

SEMPE se reúne com Federação das Indústrias do Estado do Paraná

O encontro faz parte do movimento “Pacto Nacional pela Micro e Pequena Empresa”, que visa modernizar e valorizar as MPEs

por publicado: 29/08/2016 15h58 última modificação: 20/10/2016 16h33
Ascom:(FIEP)

Com o intuito de apresentar as ações da Secretaria e debater políticas públicas para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas no estado do Paraná, o secretário especial da Micro e Pequena Empresa (SEMPE), José Ricardo da Veiga, se reuniu com o Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme) e com Conselho Temático da Micro, Pequena e Média Indústria (Copem) da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) na última terça-feira (23), em Curitiba. Aproximadamente 85 empresários participaram da reunião.

A visita faz parte da articulação pelo “Pacto Nacional pela Micro e Pequena Empresa”, cujas principais ações são: modernização e simplificação do registro e legalização de empresas; melhoria na estrutura tributária; defesa contra ações ilegais e desleais de comércio; consolidação de mercado; apoio prévio à decisão de empreender; proteção de propriedade intelectual; aumento da competitividade; incentivos à inovação; capacitação do empreendedor e disseminação de melhores práticas observadas nas várias regiões do Brasil.

No Brasil são cerca de 20 milhões micro e pequenos empreendimentos, incluindo as micro e pequenas empresas (MPEs), microempreendedores individuais (MEIs) e artesãos, que juntos representam 27% do PIB, e geram 51% dos empregos. Durante a apresentação, Veiga afirmou que uma das preocupações da SEMPE é facilitar e simplificar o acesso à exportação. “Até outubro será lançado um programa para regulamentar os operadores logísticos. O micro e pequeno empreendedor poderá contar com o auxílio de um operador para levar para outro país a mercadoria, ficando livre de toda a burocracia”, afirmou.

Na ocasião, José Ricardo defendeu a necessidade de reativação do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte no âmbito nacional e estadual. “O Fórum Estadual alimenta o Federal para que necessidades e demandas se transformem em políticas públicas. No Paraná estou vendo que o Fórum funciona muito bem, e vamos contar com esse exemplo para retomar o Fórum Nacional”, pontuou.

Ainda foram explicadas as duas frentes de trabalho da SEMPE: as ações estruturantes e os projetos de retomada da confiança a curto prazo, com o foco em resgatar o aquecimento da economia. Entre os projetos para retomada da confiança, o secretário citou o projeto ‘Selo da Universidade Amiga do Empreendedor – uma parceria entre a Secretaria e o Ministério da Educação (MEC) para que as faculdades públicas e privadas deem consultoria para o micro empresário –; o feirão nacional da MPE – realizado em cada estado e integrando agências de fomento local e os maiores bancos do País; garantia de financiamento por meio de crédito e repactuação de dívidas.

*Com informações da Agências de Notícias do Paraná