Você está aqui: Página Inicial > Notícias > SMPE abre consulta pública para eSocial da micro e pequena empresa

Geral

SMPE abre consulta pública para eSocial da micro e pequena empresa

Novo módulo tem como objetivo garantir o tratamento diferenciado para as MPEs e facilitar a vida de empresas e contadores

publicado: 03/10/2014 17h40 última modificação: 03/10/2014 17h40

Brasília, 3/10/2014 – A Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE) está abrindo consulta pública com objetivo de recolher opiniões e informações para a criação de um módulo específico do eSocial destinado às Micro e Pequenas Empresas. As contribuições poderão ser enviadas entre os dias 6 de outubro e 4 de novembro, por meio do formulário eletrônico disponível no endereçohttp://www.governoeletronico.gov.br, na seção destinada a esta Consulta Pública.

A criação de um eSocial votado para as MPEs, foi acordada entre a SMPE e os ministérios do Trabalho e Emprego, da Presidência Social, Receita Federal, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Caixa Econômica Federal.

Para o ministro da SMPE, Guilherme Afif Domingos, o novo modelo vai facilitar a vida dos empresários e contadores, unificando o recolhimento de tributos e as obrigações que precisam ser cumpridas pelas MPEs. “A criação do eSocial para a micro e pequena empresa atende a determinação do artigo 146 da Constituição Federal que garante o tratamento diferenciado às MPEs. Vamos construir um modelo eficiente, que atenda a realidade destas empresas”.

O eSocial é um projeto do governo federal que tem como objetivo coletar de maneira integrada informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias, fiscais e do FGTS relativas à contratação e utilização de mão de obra, com ou sem vínculo empregatício. 

Por Daniel Lansky