Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Comitiva chefiada pela Sempe visita instalações da Feira Internacional de Pequenas e Médias na China

imagem sem descrição.

Brasil foi convidado para ser homenageado na feira, que ocorrerá em outubro do ano que vem e é uma das maiores do mundo voltadas para os pequenos negócios

Brasília (17 de outubro) – O Brasil foi convidado para ser homenageado na XVI Feira Internacional de Pequenas e Médias Empresas da China (CISMEF), evento que ocorrerá na cidade de Cantão, na China, em outubro do ano que vem. Para avaliar a participação do nosso país numa das maiores feiras do mundo voltadas para os pequenos negócios e que reúne cerca de 300 mil visitantes e empresas, uma comitiva do governo brasileiro esteve na China na semana passada.

Participaram, pelo MDIC, o secretário Especial da Micro e Pequena Empresa, José Ricardo Veiga, que chefiou a missão, além do diretor Nizar Ratib Midrei, o coordenador Helder Silva, pelo Consulado Brasileiro na Província, o Consul Geral, Embaixador José Vicente Lessa e pela APEX, a servidora Estela Chen. A comitiva brasileira foi recebida pelo vice governador da província de Guangdong, Chen Liangxian, e pelo secretário-geral do Comitê Organizador da CISMEF, Zhong Xuanhui, dentre outras autoridades.

Durante a visita, foram apresentados os benefícios e a estrutura ofertada pelas instâncias chinesas ao país homenageado, bem como as contrapartidas exigidas, visto que a CISMEF representa uma das maiores feiras do mundo voltados para os pequenos negócios.

O secretário José Ricardo destacou o grande porte e a estrutura da feira e identificou diversas oportunidades para as empresas brasileiras, em especial para os pequenos negócios que poderão ter nessa feira na China o seu primeiro contato com o mercado exterior. A missão brasileira assumiu o compromisso de avaliar as condições oferecidas e dialogar com os parceiros nacionais sobre a participação do Brasil como co-organizador do evento em 2019. Para tanto, serão considerados os relatórios técnicos a serem elaborados pelos órgãos brasileiros.

A internacionalização das MPE e o aumento da participação das MPE no total de exportações brasileiras é um dos eixos de trabalho da Secretaria Especial da Micro e Pequenas Empresas, que acredita no potencial dos pequenos empresários nacionais e na riqueza e atratividade de seus produtos, o que deve ser acompanhado de capacitação e auxílio para a entrada desses empreendedores em novos mercados.  

História da CISMEF:

Organizada pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, Administração do Estado para a Indústria e o Comércio e o Governo do Província de Guangdong, a primeira feira de SME da China foi realizada em outubro de 2004, durante a feira do Cantão. Com o tema "Século XXI: um século para as PME", foram organizadas a China SME Summit, com temas como: financiamento, promoção logística, tecnologia da ciência e inovação, treinamento e atividades de consultoria.

Desde então, já foram realizadas 15 feiras, tendo como países e entidades homenageadas: França, Itália, Japão, Coreia, Espanha, Austrália, Tailândia e Rússia, Equador, Vietnam, Indonésia, México, Malásia, Costa do Marfim e Índia, África do Sul e UNIDO.

Atualmente, de acordo com os organizadores do evento, cerca de 300.000 visitantes e empresas participam da Feira, que tem oportunidades de venda direta ao consumidor (B2C), negociação entre empresas (B2B) e contatos institucionais.

Assessoria de Comunicação Social do MDIC 
(61) 2027-7190 e 2027-7198 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página